Você é sedentário? Então é hora de se mexer!

Você é sedentário? Então é hora de se mexer!

lute contra o sedentarismo

Saiba o que você precisa fazer para tornar-se uma pessoa mais saudável

Cada vez mais popular e perigoso. Esse é o atual “status” do sedentarismo, considerado por alguns médicos como o grande mal do século. Há cada vez mais indivíduos, de diversas faixas etárias, que integram o perfil do sedentário, e que não imaginam o quanto este estilo de vida traz malefícios à saúde. Um estudo recente, publicado pela revista médica Lancet, revelou que no Brasil, o sedentarismo é responsável por 13,2% de todas as mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon. Um bom alerta para quem já estava pensando em mudar os hábitos.
O indivíduo sedentário é aquele que não se submete a um exercício físico regular, de leve a moderada intensidade, pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos. Isso porque para condicionar o nosso corpo, é necessário atingir níveis mínimos de frequência cardíaca e estimulo muscular.


Superando velhos hábitos

A falta de tempo para praticar exercícios é uma queixa comum dos indivíduos sedentários, mas há pequenas atitudes que podem ser facilmente incorporadas à sua rotina diária. Apesar de não se classificarem como atividades físicas, representam um bom começo para aquecer o corpo e tirá-lo do estado ocioso.

Veja algumas:

  • Utilize as escadas para subir ou descer até dois andares;
  • Desça do ônibus um ponto antes do seu. Aumente progressivamente essa distância.
  • No trabalho, ao invés de ligar para o colega que está ao lado, vá até ele. Faça o mesmo para beber água, pegar documentos, etc. 
  • Comece com caminhadas leves, de trinta minutos nos finais de semana. Incorpore aos poucos durante a semana, pela manhã cedo ou à noite.


Começando a praticar exercícios

Para começar a frequentar uma academia, é indispensável procurar orientação de um médico e de um preparador físico. “O exercício, quando praticado de maneira desordenada, pode produzir danos aos ossos, cartilagens, ligamentos, músculos e articulações”, afirma o Dr. Fernando Khouri, médico ortopedista do Hospital Aliança. O médico alerta ainda que, nos indivíduos acima do peso, o cuidado deve ser redobrado, pois o exercício pode agravar complicações pré-existentes ou promover novas lesões.

Importante saber também que a atividade física adequada inclui os exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular e o alongamento. “Mas para sair totalmente do sedentarismo é importante também investir em uma alimentação saudável, que contribui com o desempenho na prática dos exercícios”, lembra Dr. Khouri. Então vamos lá! Organize a sua agenda, separe um tempo para praticar exercícios e fique longe do sedentarismo.

Tel. Comunicação: (71) 2108-5809 / 7818 / 7820 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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