Grupo de estudos do Aliança discute cuidados paliativos

Grupo de estudos do Aliança discute cuidados paliativos

Em comemoração ao dia Mundial de cuidados paliativos, 12 de outubro, o Hospital Aliança lança o grupo multidisciplinar sobre o tema. A necessidade em aperfeiçoar o atendimento aos pacientes portadores de doenças em evolução irreversível levou o Hospital Aliança a criar o grupo de estudos multidisciplinares em cuidados paliativos. 

A filosofia da equipe, que iniciou os trabalhos em setembro último e hoje conta com nove profissionais, é oferecer dignidade e reduzir o sofrimento a pacientes terminais, por meio do estudo e aplicação de melhores alternativas que lhes ofereçam conforto e alívio no fim da vida. “Nós da UCI (Unidade de cuidados intermediários) vimos a necessidade de trabalhar melhor os pacientes que se encaixam em um perfil paliativo, e que têm, dentre outras situações, o risco maior de morrer”, explica o coordenador do grupo e médico plantonista do Aliança, Vitor Carlos Silva.

   

Para entender as necessidades desses pacientes, o grupo multidisciplinar organiza aulas de educação continuada quinzenais onde são discutidos temas relacionados aos cuidados paliativos e que se aplicam a situações reais da UCI. “Selecionamos alguns pacientes para o estudo, sem interferir na conduta do médico assistente e na posição da família. Sabemos que esses pacientes podem ter uma atenção mais qualificada e um fim de vida com mais dignidade”, explica.

O grupo é formado por um médico plantonista, três enfermeiras, dois fisioterapeutas, uma assistente social, uma nutricionista e um farmacêutico. Cada um com sua experiência, o que permite a essa equipe multidisciplinar uma maior abrangência nos cuidados paliativos.

Tel. Comunicação: (71) 2108-5809 / 7818 / 7820 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Logo Anahp            Logo ONA
©2012 Hospital Aliança - Todos os direitos reservados